segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como controlar a queda de pelos do seu pet

Algumas raças de cães e gatos soltam menos pelos, mas uma boa escovada semanal já resolve o problema



Cães de pelo longo precisam de banhos e escovação semanais
Crédito: Flickr/CC - darylljann

Você tem um jantar ou um encontro especial e está atrasado. Quando finalmente chega ao local previsto se dá conta que a sua roupa está cheia de pelos do seu totó. Com certeza, essa situação é familiar para diversos donos de animais, principalmente, se forem gatos.

Apesar do problema deixar muitos sem paciência, a mudança de pelo é um processo natural nos bichos que acontece, principalmente, durante a mudança das estações climáticas. Após o inverno, por exemplo, a pelagem tende a cair para refrescar o corpinho dos bichos no verão, mas no dia-a-dia, a queda também ocorre.

É nessa fase que o pelo antigo cai para dar lugar a uma pelagem novinha e sedosa. Obviamente, existem raças de cães, principalmente os de pelo curto, que soltam menos pelo, mas se você tem um bichinho bem peludo, não se preocupe. Para garantir uma perda saudável de pelos, basta alguns cuidados básicos como a escovação e limpeza dele.

Ah, mas vale lembrar, no entanto, que além da chamada perda fisiológica dos pelos, é possível que o animal esteja sofrendo de algum problema mais grave. O estresse, sarna e micoses também podem contribuir para a queda. Na dúvida, corra ao veterinário mais próximo!

Confira a seguir uma lista com dicas para contornar a queda fisiológica de pelos e boa sorte!

1. Escove com regularidade
Seu bicho vai adorar. Primeiro, escove contra os fios, para tirar os pelos mortos; depois, no sentido normal, para dar brilho. Isso não diminui a queda, mas tira de vez os pelos já soltos.

2. Escolha uma boa ração
Nada de dar sobras de comida para o seu pet. Compre uma ração de qualidade. Se seu animal tiver alergia, tenha ainda mais cuidado. Já existem no mercado algumas marcas de ração especiais para bichos alérgicos ou para melhorar a pelagem.

3. Visite o veterinário
Se você perceber qualquer anormalidade no seu bicho, como manchinhas vermelhas, coceiras, pulgas e carrapatos, leve-o ao veterinário. É sempre bom cuidar logo para que o problema não se agrave.

4. Hora do banho
Seu pet vai choramingar e fugir, mas você não deve desistir. Cães devem ir para o chuveiro a cada 15 dias. Os gatos podem ficar mais tempo sem ducha, mas vale a pena investir em um banho periodicamente.

Fonte: PetMag

4 comentários:

  1. Carol, Patrick e Schummy1 de setembro de 2010 às 14:33

    Báh,

    nem me fale em ueda de pelos... o meu baby vai ficar careca..nooooossa, como caem os pelos dos PUGs.

    essa semana o baby vai visitar a titia.

    Beijos

    Carol

    ResponderExcluir
  2. Nao sei oq fazer, minha cadelinha é uma salchisinha , perde muito pelo, é da raça dela? tem algum remédio?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cadelinha pequenês com vira-lata, gostaria de saber se é normal perder tanto pelo e se tem com evitar tanta queda.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Af nada pior q isso, meus pugs soltam mtos pelos ainda mais dps da castraçao :-(

    ResponderExcluir