terça-feira, 13 de março de 2018

Por que ovos de páscoa são venenosos para cães e gatos?

Porque cães e gatos não eliminam a teobromina, componente da manteiga de cacau presente no chocolate. Mesmo os chocolates brancos, que apresentam menos cacau, são nocivos.

Como o fígado dos bichinhos não consegue metabolizar essa substância com a mesma rapidez do nosso, o organismo deles passa a trabalhar de forma não costumeira, o que gera intoxicação alimentar.

Alguns sintomas, causados pelo consumo do chocolate:

🐾  Diarreia;
🐾  Vômito;
🐾  Ingestão exagerada de água;
🐾  Urina excessiva;
🐾  Excitação;
🐾  Tremores;
🐾  Taquicardia;
🐾  Elevação da temperatura;
🐾  Respiração acelerada;
🐾  Óbito.

Segundo o site petlove.com.br, uma porção de 35g de chocolate ao leite, consumida por um cachorro de 3kg, provoca vômitos e diarreia. Com o dobro dessa quantidade, os batimentos cardíacos ficam acelerados e, se o animal consumir aproximadamente 100g de chocolate, podem ocorrer tremores e convulsões. Se o chocolate for meio amargo, esses efeitos aparecem com o consumo de apenas metade de cada porção, uma vez que a concentração de teobromina é maior!

Não apenas os ovos de páscoa causam danos aos animais. Qualquer doce ou sobremesa, à base de chocolate, é nocivo e deve ser evitado. Alias, não se deve oferecer nenhum outro tipo de alimento a base de açúcar aos peludinhos. As frutas, que possuem seu açúcar natural, a frutose, podem ser oferecidas, mas sempre com moderação e orientação veterinária. Lembrando que, além do risco de intoxicação, os doces causam obesidade, problemas nos dentes e diabetes. 

A Páscoa do seu pet pode ser salva!!!

Apesar de tudo isso, você ainda pode incluir seu pet na celebração da Páscoa. Atualmente, o mercado oferece chocolates específicos para cães e gatos, com cor e aroma similar aos vendidos para humanos, mas com composição da massa sem cacau. Porém, lembre-se que se você realmente quer agradar seu animalzinho com algum alimento diferente do que ele está acostumado, será muito melhor oferecer petiscos que sejam preparados da forma mais natural e saudável possível! ;)

Imagens: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário