terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Doença do carrapato: um inimigo silencioso e mortal


A doença do carrapato é uma infeção grave que acomete os cães e pode levar à morte. Ela se apresenta de duas formas:

🐾 Erliquiose - causada por uma bactéria que ataca as células de defesa, principalmente as plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue)

🐾 Babesiose - causada por um protozoário que ataca as células vermelhas, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue

Tanto a Erlíquia, como a Babesia, são transmitidas por um  carrapato chamado Rhipicephalus sanguineus. O cão adquire a doença ao entrar em contato com um carrapato que por acaso estiver infectado pela bactéria ou protozoário.


Sintomas:


Sintomas como febre, fraqueza, perda de apetite, perda de peso entre outros, podem ser encontrados tanto na Erliquiose como na Babesiose, que só através de exames laboratoriais chegamos ao diagnóstico.

Alguns sinais como a presença de carrapato no cão, mucosas (gengiva, olhos e genitálias) pálidas ou amarelas, podem indicar a infecção no seu cão, porém muitas vezes passa por despercebido pelo seu dono.

Existe cura sim para essa doença,  porém as chances são maiores, quando descoberta no início.


Tratamento:


O tratamento consiste no uso de antibióticos para cada caso ou para os dois, quando há por exemplo uma infeção pelos dois agentes.

Não existem vacinas como prevenção da doença. Entretanto podemos evita-la utilizando um bom carrapaticida próprio para cães, indicado pelo médico veterinário,  limpeza do local onde ele vive e sempre olhar pele e pêlos, principalmente após passeios em ruas e parques.

Então, fique atento com o  comportamento do seu cão. Qualquer sintoma, procure um médico veterinário.




Dra. Solange C. Regolão
CRMV - SP 16728
Contato: (11) 9 9577-5775
Instagram: @solregolao




Nenhum comentário:

Postar um comentário